sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A literatura durante o ensino médio é horrível.


Sim, é isso mesmo. Hoje o artigo irá falar sobre literatura. Mas CALMA, CALMA, que acredito que você gostando ou não do assunto, irá gostar do artigo em si, pois pretendo fazer uma crítica às instituições que pregam a leitura como uma obrigação e ainda por cima exigem o entendimento do conteúdo do livro. 

Veja bem, boa parte dos meus posts são criados após eu refletir em um assunto quando eu estou sem nada pra fazer. Este artigo não é uma exceção.

Tudo começou quando eu estava lendo "Memórias Póstumas de Brás Cubas", obra do célebre Machado de Assis. Após 5 páginas de leitura, olhei no relógio e notei que haviam passado 2 HORAS. 5 PÁGINAS EM 2 FODENDO HORAS. Uma pessoa que não me conhece iria achar que eu sou analfabeto funcional, mas bem, se eu escrevo no blog, é óbvio que não sou né porra?


Então por que eu demorei tanto tempo assim pra ler 5 páginas?

Simples. Eu não li as 5 páginas em uma só batida e acabou demorando 2 horas. Eu diversas vezes tive de parar pra reler um trecho, pois o mesmo estava muito confuso devido a extrema formalidade da linguagem ou por causa do duplo sentido usado na frase.

Acredito que boa parte dos alunos de colegial que não são leitores ávidos, ou não cultivam muito o hábito da leitura se sentem extremamente incomodados com essa linguagem. Pode perguntar, de cada 5 alunos, no mínimo 3 vão dizer que detestam literatura.


Não estou criticando o(s) autor(es), muito menos forçando a idéia de que conhecer a literatura brasileira é ruim, mas sim estou falando que "empurrar na guela" dos alunos uma literatura como essa não cultiva em nada o gosto deles pela leitura, além do que, é muito difícil alguém que já não era fã de livros em geral vai mudar esse gosto ao ler algo como "Til" de José de Alencar (autor que eu pessoalmente não gosto nem um pouco, diferente do Machado que apesar da formalidade aborda uns temas legais).

O meu ponto é justamente que a literatura é algo que deveria ser incentivada e não tomada como uma obrigação. A pessoa ao começar lendo algo que ela gosta, passa a procurar por mais e mais, e logo ela lê qualquer coisa. Mas desde pequenos somos obrigados a ler livros que os professores querem. Sempre pensando no futuro, nos VESTIBULARES, meh.

Taí outra coisa que é frustrante, é o ensino voltado para o vestibular. Eu não vou começar a divagar aqui sobre o vestibular e o quanto ele é ridículo, mas vou reclamar de alguns professores, que só preparam e ensinam para o exame.

Eu pessoalmente gosto muito do conhecimento. Aprender algo é muito bom e é melhor ainda quando posso aplicar esse conhecimento em coisas da minha vida. Não pensem que eu tou pagando de aluno ideal, eu também sou preguiçoso pra caralho às vezes.

Enfim, só que no entanto alguns professores ao ensinar o conteúdo fazem questão de mencionar "ISSO CAI NO VESTIBULAR, NÃO É TÃO IMPORTANTE MAS PODE TAR NO EXAME, VESTIBULAR ISSO, VESTIBULAR DAQUILO", caralho vai tomar no cu, eu sei que você tá preocupado com minha aprovação, mas você tá ensinando só pra porra da prova ou pra minha vida?
Existem professores que nem se preocupam - esses são os piores -, mas ainda sim, saber que eu tou estudando só pra um exame é totalmente desmotivante.

De qualquer maneira, o post ficou mais curto do que eu esperava, mas bem é só um desabafo mesmo acho que deu pra mim passar minha idéia aqui.

Podem ficar tranquilos que o próximo post com certeza será sobre video games, ok?

Aliás, vejam o canal de jogos que fiz com uns amigos aí, tá muito bacana o conteúdo, certeza que vocês vão curtir!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...