terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Super Mario Bros. 3

Mario, Mario e Mario...

São muitos (muitos mesmo) jogos desse encanador, e 99% são divertidos e muitas vezes épicos (eu digo 99% pois temos jogos que nem são tão bons como Mario's Time Machine e Mario's Hotel, mas isso é outra história).

E é ai que voltamos numa época entre final dos anos 80 e o começo dos anos 90, quando o NES tinha alcançado o topo de sua popularidade com franquias como: Zelda, Metroid, Castlevania, Contra, Punch Out, Megaman, Mario, entre outros. Na época, os jogos mais conhecidos do encanador eram Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 2, que marcaram época no NES. Porém, nem a Big N, nem os Gamers estavam satisfeitos, eles queriam mais, eles queriam um terceiro Mario, um Mario de certa forma épico, que deixasse o NES com uma trilogia perfeita. E esse jogo veio.


Super Mario Bros. 3, é com certeza um dos melhores jogos pro NES, se não o melhor. Ele usa os elementos do primeiro Super Mario Bros. multiplicados por diversão, desafios, itens muito bacanas e inimigos insanos.


Cheiro de Novidade?


A primeira coisa que você percebe ao começar a jogatina, é que diferentemente dos outros Marios, esse tem um sistema de mapa que possibilita que você volte a uma fase que ja passou caso queira jogá-la de novo. Os gráficos são bem coloridos e bacanas, nada extraordinário, mas que não confundem ou atrapalham a jogatina, não tendo nenhum ponto negativo. Os controles são os básicos (A pula, B corre / usa poder e você controla ele com o D-PAD.)

Map Screen.

Um dos mundos mais memoráveis de SBM3, o mundo onde tudo fica gigante (Mundo 4)

Super Mario Bros. 3 é o primeiro jogo que mostra como antagonistas principais os 7 filhos de Bowser (Claro que Bowser não podia deixar de dar as caras também), coisa que também veríamos em vários jogos mais para frente. (Super Mario World, New Super Mario Bros., New Super Mario Bros. Wii, dentre outros.)

Outra novidade também que Super Mario Bros. 3 apresenta é o uso de novos Power-Ups. Você pode pegar desde os clássicos Super Mushroom, Fire Flower e a Starman (Estrela), até os novos itens que são: A Super Leaf (Deixa Mario com um rabo de guaxinim, podendo voar e quebrar blocos com o rabo), a Tanooki Suit (O mesmo efeito da Super Leaf, porém esta pode virar uma estátua temporariamente para se proteger dos inimigos), a Hammer Suit (Faz com que você jogue martelos assim como Hammer Bro.) e por fim a Frog Suit (Mario fica com roupa de sapo facilitando o controle em fases aquáticas). Há também um sistema para guardar os items que você pega nas batalhas contra os Hammer Bros. e nas Toad Houses, o que ajuda muito durante a sua aventura.

Em fases aquáticas, o uso da Frog Suit é quase necessário se você quiser passar sem dificuldades.


Complexidade em abundância!


Os dois primeiros mundos são bem fáceis e servem pra você ter uma base de como funciona o jogo. Depois deles, quando você chega no mundo 3, passar por todos os lugares fica bem mais trabalhoso e requer coisas como quebrar pedras (com o martelo que é pego lutando contra os Hammer Bros.), passar pela água utilizando um barco e entrar em túneis para se transportar em outro lugar [essas (entrar em túneis) já dão as caras no mundo 2, porém já começam a ficar mais numerosas a partir do mundo 3 em diante (O mundo 7 é um bom exemplo disso...)].

Ai um exemplo da parte de utilizar o barco. OBS.: Essa ilha ai que tem o castelo lembra o formato do Japão não acham?


Mais difícil que Ninja Gaiden?

Um ponto forte do jogo, que muitos acham ruim e outros adoram é o fato de que Super Mario Bros. 3 é realmente desafiador. Se você conseguiu chegar até o mundo 7, você já começa a sentir a dificuldade. As fases ficam mais desafiadoras, seus items vão ficando meio escassos (porque você vai utilizar muitos deles, claro se não for um jogador hardcore) além dos Hammer Bros. e Sub-Dungeons (os castelos que abrem as portas e as fases que possuem as Nipper Plants) que realmente ficam bem mais chatos. E se você sobreviveu depois de tudo isso, ainda há (Certamente) o lar do nosso querido e velho amigo Bowser, também conhecido como: Mundo 8.


E também conhecido como Lar do Capeta!

No Mundo 8, o sistema é um pouco diferente: Ao invés de introduzir diretamente as fases, antes você deve passar por várias espécies de "Sub-Dungeons". Varia dentre Barcos, Canhões e Mãos saindo do chão para te levar à um level (literalmente), provando que desta vez Bowser não está de brincadeira. Após todo esse exército, você finalmente chega aos leveis finais. E puxa vida, não há palavras para descrever como são difíceis. Mas, se você conseguiu provar que é digno de ser um gamer de verdade, você finalmente chega ao Castelo do Bowser. A partir desse momento o castelo é bem fácil, por ser curto, e você já ter passado por tudo aquilo... Bem aí é só derrotar o Bowser e fazer ele pagar por tudo que te fez passar! Concluindo: Você é oficialmente um gamer de verdade!


Conclusão

Indo direto ao ponto: Super Mario Bros. 3 é um jogo épico. Alguns consideram o melhor da série até hoje. Outros mais exagerados dizem que quem não jogou esse jogo não sabe o que é um videogame de verdade. Tendo suas opinões ou não o que importa é que esse jogo foi realmente um marco para a época e para a própria Big-N, chegando a ter seu próprio guia de estratégias, um desenho animado baseado na sua história e até mesmo um remake (Super Mario All-Stars), além é claro de servir de "entrada" para o seu sucessor. Nada mais, nada menos do que Super Mario World. O verdadeiro clássico.

Notas Finais:

Jogabilidade:10
Música: 10
Gráficos: 9,5
Inovação: 10
História: 9

NOTA FINAL: 9,7

Extremamente recomendado. Compre, ou baixe do emulador, não importa, mas jogue esse jogo. Até mesmo quem não é muito fã de Mario é capaz de gostar.

2 comentários:

  1. após horas de profunda procura por um tal mário que eu jogava sem capa nos anos 80, achei este post incrível sobre o jogo que mudou minha infância "moh nostalgia". excelente post, agora ja posso reviver sobre o mário 3 as horas e os desafios de outrora, forte abraço até a proxima

    ResponderExcluir
  2. Disparado meu jogo preferido! Melhor Mário de todos... nem os do wii superam ;) JC

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...