quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Manual para leigos no Super Street Fighter IV.



Ah, jogos de luta....

Com certeza foi uma das melhores coisas já inventadas pelo homem.

Hoje em dia, os jogos de luta seguiram uma linha de evolução muito grande. Jogos clássicos como Mortal Kombat e Street Fighter ainda fazem enorme sucesso entre os gamers, e já têm várias edições, enchendo a gorda conta bancária de suas empresas.
Se fizéssemos uma conta de quanta grana já gastamos com fichas pra jogar jogos de luta com certeza daria pra comprar um carro. Claro, isso se você teve infância, não viveu embaixo de uma pedra durante o século passado, ou então era apenas mais um nerdinho como eu. Ok, não significa que porque você só teve contato com o jogo atualmente que você seja inferior, mas.. porra nunca nem ao menos ter ouvido falar de Street Fighter ou Mortal Kombat é SACRILÉGIO!

Anyway.. Hoje irei dar dicas para as pessoas que estão começando (ou são apenas leigos) em Super Street Fighter IV, a mais recente versão do tão aclamado jogo de luta (isso tirando a Arcade Edition e mais as outras lançadas para outras plataformas além do 360 e PS3).

Convenhamos, não é nada fácil na primeira vez que jogamos! O jogo consegue ser um caralho de difícil já na dificuldade média! Pior mesmo só Online, onde só tem tetudos viciados que escolhem os personagens dos quais ninguém dá atenção e te dá uma puta surra! Bando de zarolhos do caralho!

Enfim, se você quer se vingar de algum tetudo viciado, ou quer apenas melhorar a maneira de jogar, ACOMPANHE-ME JOVEM!



1ª Dica: Não tenha vergonha de começar jogando no Very Easy.

Tenho certeza que qualquer um que jogue algum jogo se incomoda em escolher a opção mais fácil, não só porque "quer um desafio", mas também porque ele de certa forma se sentirá ruim no jogo. Em alguns pode até dar certo, MAAS em SSFIV não é uma boa escolha ir direto pro Medium ou Easy no começo, porque até mesmo nesses modos a dificuldade pode incomodar pra quem está chegando. Então, a recomendação é: Não sinta vergonha de jogar no Very Easy. Até você se acostumar, jogue na dificuldade pelo menos umas 4/5 vezes. Aí caso já esteja mais familiarizado passe para a próxima dificuldade, e assim em diante. Você irá perceber as diferenças.




2ª Dica: Caso não tenha se familiarizado com nenhum lutador, jogue com Ryu ou Ken.

Com o "mar" de personagens que o SSFIV oferece, com certeza você se sentirá perdido e não saberá qual é o melhor para escolher. Nesse caso, a melhor escolha é Ryu ou Ken. Ambos possuem um nível considerávelmente balanceado em relação a outros personagens, e seus moves com certeza são bem fáceis de se pegar. Lembrando apenas das combinações "baixo, frente, soco" (Hadouken) ou "frente, baixo, frente, soco" (Shoryuken) já é um grande começo. Quando tiver mais experiência, tente ir escolhendo outros personagens, analise seus Moves, vá repetindo o esquema de jogar no Very Easy... e quando menos esperar você irá estar escolhendo seu próprio personagem.




3ª Dica: Moves ainda muitos difíceis? Masterize-os no Training ou nos Trials!

Mesmo jogando com Ryu ou Ken e lembrando de seus Moves básicos, ainda há os Ultra e Super Combos e acredite, eles são realmente complicados no começo. Você provavelmente o tentará fazê-los e acabará pulando pelo cenário, e com sua frustração acabará realizando o famoso "buttonmash" (apertar frenéticamente os botões) e perderá. A primeira coisa que deve entender, é que se você não conseguiu realizar um golpe, ou acertá-lo, não tente fazer de novo até acertar. Eu já sofri muito com esse erro. Sempre tente fazer os golpes que se adequem às situações do momento e você levará vantagem. Segundo, como diz o título da dica, se não consegue realizar algum golpe, é muito importante que você treine no Training e nos Trials, pois é lá que você tem a liberdade de fazer as combinações sem acabar levando uma surra. É apenas uma questão de costume até você já estar aplicando-os com mais facilidade.



4ª e última dica: Não se estresse, afinal você não quer jogar seu controle na TV e morder o disco do jogo!

Ok, nessa eu dei uma forçada, mas é importante também que você saiba perder. Até mesmo o mais NERD VICIADO TETUDO ESPINHENTO COM DEDOS QUE SE MOVEM NA VELOCIDADE DA LUZ, também perde. E mais, ao ficar nervoso a sua concentração na luta diminui demasiadamente, o que faz com que você perca novamente. Ah, claro, você pode acabar quebrando seu jogo ao destruí-lo com uma marreta por estar frustrado. Eu particularmente após perder umas 282972498723 vezes pro Seth no Medium atirei minha capinha do SSFIV na parede, e ela quebrou em uma parte da ponta e está rachada em algumas partes.

Pois é.

Bem, me arrependo amargamente do que fiz, não só por ter uma capinha remendada com fitas, mas também porque não poderei vender o jogo sem antes usar outra capinha, e isso só mostra o quanto é retardado fazer uma besteira dessas. Então repito: Não se irrite com o jogo, pois perder é tão natural quanto um pum.

Ah, qual é, tem gente que faz um puta escândalo por causa de uma porra de um peido! Tudo bem que não é confortável, mas é como se a bunda dos outros fosse de ouro!

....

Bem já estou divagando demais, mas enfim, fico aqui com o post de hoje. Espero que tenha ajudado! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Como sempre, ótimo post! ;D
    Os maiores desafios no SSFIV do 3DS são os tetudos, que te dão uma surra com personagens como Gen ou Gouken, os apelões, que ficam só no Sonic Boom do Guile (aproveitam que no touch não precisa dar charge) e os lags da sua internet -.-

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...